Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Thiago Spíndola Motta | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T12:52:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Thiago Spíndola Motta. Guga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivos. 2017. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de bela Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5890 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Renovação urbana | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Curadoria | pt_BR |
dc.subject | Século XXI | pt_BR |
dc.title | Guga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8262670584863922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta um estudo de caso, a partir da produção do artista Guga Ferraz, cujo intuito é investigar as transformações ocorridas no cenário artístico do Rio de Janeiro na primeira década do século XXI, com a proliferação de iniciativas coletivas de artistas, do qual o artista em questão fez parte, e de intervenções artísticas em espaços públicos. Embora tenham surgido com o objetivo de criar alternativas aos museus e galerias, essas ações passaram a ser absorvidas pelo circuito institucional de arte. A pesquisa propõe, portanto, uma análise da trajetória de Guga Ferraz, concentrando-se em um conjunto de intervenções urbanas executadas pelo artista e investigando o modo como elas são levadas para espaços expositivos. Através do estudo das obras desse artista, são levantadas algumas possíveis táticas, entre tantas existentes, de inserção da intervenção urbana em instituições artísticas, como a utilização de registros e de réplicas. Entende-se que essas táticas impossibilitam a experiência real da obra, proporcionando em seu lugar uma experiência de segunda ordem, de memória. Também é considerado que essas estratégias não culminam na entrada definitiva do artista no circuito institucional de arte, mas na possibilidade de trânsitos entre circuitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TFernandes.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.