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dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair Junior-
dc.contributor.authorFernandes, Thiago Spíndola Motta-
dc.date.accessioned2018-11-30T12:52:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERNANDES, Thiago Spíndola Motta. Guga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivos. 2017. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de bela Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5890-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRenovação urbanapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectSéculo XXIpt_BR
dc.titleGuga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8262670584863922pt_BR
dc.description.resumoApresenta um estudo de caso, a partir da produção do artista Guga Ferraz, cujo intuito é investigar as transformações ocorridas no cenário artístico do Rio de Janeiro na primeira década do século XXI, com a proliferação de iniciativas coletivas de artistas, do qual o artista em questão fez parte, e de intervenções artísticas em espaços públicos. Embora tenham surgido com o objetivo de criar alternativas aos museus e galerias, essas ações passaram a ser absorvidas pelo circuito institucional de arte. A pesquisa propõe, portanto, uma análise da trajetória de Guga Ferraz, concentrando-se em um conjunto de intervenções urbanas executadas pelo artista e investigando o modo como elas são levadas para espaços expositivos. Através do estudo das obras desse artista, são levantadas algumas possíveis táticas, entre tantas existentes, de inserção da intervenção urbana em instituições artísticas, como a utilização de registros e de réplicas. Entende-se que essas táticas impossibilitam a experiência real da obra, proporcionando em seu lugar uma experiência de segunda ordem, de memória. Também é considerado que essas estratégias não culminam na entrada definitiva do artista no circuito institucional de arte, mas na possibilidade de trânsitos entre circuitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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