Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5890
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Guga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivos
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Thiago Spíndola Motta
Orientador: Reinaldim, Ivair Junior
Resumo: Apresenta um estudo de caso, a partir da produção do artista Guga Ferraz, cujo intuito é investigar as transformações ocorridas no cenário artístico do Rio de Janeiro na primeira década do século XXI, com a proliferação de iniciativas coletivas de artistas, do qual o artista em questão fez parte, e de intervenções artísticas em espaços públicos. Embora tenham surgido com o objetivo de criar alternativas aos museus e galerias, essas ações passaram a ser absorvidas pelo circuito institucional de arte. A pesquisa propõe, portanto, uma análise da trajetória de Guga Ferraz, concentrando-se em um conjunto de intervenções urbanas executadas pelo artista e investigando o modo como elas são levadas para espaços expositivos. Através do estudo das obras desse artista, são levantadas algumas possíveis táticas, entre tantas existentes, de inserção da intervenção urbana em instituições artísticas, como a utilização de registros e de réplicas. Entende-se que essas táticas impossibilitam a experiência real da obra, proporcionando em seu lugar uma experiência de segunda ordem, de memória. Também é considerado que essas estratégias não culminam na entrada definitiva do artista no circuito institucional de arte, mas na possibilidade de trânsitos entre circuitos.
Palavras-chave: Renovação urbana
Arte contemporânea
Curadoria
Século XXI
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Thiago Spíndola Motta. Guga Ferraz: trânsitos entre espaço urbano e espaços expositivos. 2017. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de bela Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFernandes.pdf2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.