Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5892
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ecletismo no casarão do Parque Lage: o olhar do visitante e análise morfológica do ecletismo, a história, a escola e o tombamento
Autor(es)/Inventor(es): Medeiros, Andressa Aparecida de Jesus
Orientador: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Resumo: Observa a experiência no estágio de mediação, realizado nas galerias da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, quando surgiram questionamentos e dúvidas dos visitantes a respeito do estilo arquitetônico da casa. De Início, as pesquisas preliminares indicavam que o prédio era de estilo eclético. No entanto, a maior parte do público denomina como um estilo neoclássico. Procurou-se aqui estabelecer conexões entre as várias informações previas. Afinal, porque o casarão do Parque Lage é eclético? E porque frequentemente foi descrito como neoclássico? Surgiram hipóteses a respeito de possíveis semelhanças entre o casarão com algumas Vilas Romanas. Outra hipótese investigada foi a da aproximação entre ecletismo e o neoclassicismo na arquitetura dos anos 1920. Foram levantadas informações consideráveis relacionadas ás lutas do processo de tombamento do Parque Lage, e esclarecimentos sobre o enigma do arquiteto do palacete. A análise a respeito do ecletismo levou até o ecletismo contemporâneo, resultado do processo de restauração a ser em breve efetivado. Todas estas questões foram descritas e elaboradas, estimulando a reflexão e a compreensão aprofundada sobre o estilo do palacete.
Palavras-chave: Palácios
Parque Henrique Lage (Rio de Janeiro, RJ)
Arquitetura Neoclássica
Ecletismo
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEDEIROS, Andressa Aparecida de Jesus. O ecletismo no casarão do Parque Lage: o olhar do visitante e analise morfológica do ecletismo, a história, a escola e o tombamento. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMedeiros.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.