Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5895
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e o movimento contra as barreiras invisíveis
Author(s)/Inventor(s): Castro, Gisele da Conceição
Advisor: Martins, Tatiana da Costa
Abstract: O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO) é uma instituição cultural consolidada na cidade do Rio de Janeiro e sua concepção e implementação evidenciam sua relevância como produtora e expositora de linguagens contemporâneas. Esse projeto busca trazer para a discussão transformações seja no âmbito administrativo, artístico ou ideológico, pelas quais o centro passou durante sua trajetória. Coloca-se como questão central a forma como esse espaço dialoga com o público e com sua vizinhança, como a Praça Tiradentes e a Região do Saara – lugares significativos. Pretende-se também enriquecer o debate com a exposição Rio Rounds de Richard Serra do ano de 1997 e a exposição Iole de Freitas no ano de 2000 da artista Iole de Freitas. Além disso, analisar e interpretar o resultado de dois projetos sociais desenvolvidos no CMAHO que são eles: o Projeto Escola e Museu e o Projeto Circulando.
Keywords: Artes visuais
Mediação cultural
Arte contemporânea
Oiticica, Hélio
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Department : Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASTRO, Giseli da Conceição. O Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e o movimento contra as barreiras invisíveis. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5895
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCastro.pdf1,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.