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dc.contributor.authorMoreira, Catia Silva da Costa-
dc.contributor.authorCasotti, Leticia Moreira-
dc.contributor.authorCampos, Roberta Dias-
dc.date.accessioned2018-12-04T15:57:50Z-
dc.date.available2018-12-06T02:00:09Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationMOREIRA, Catia Silva da Costa; CASOTTI, Leticia Moreira; CAMPOS, Roberta Dias. Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 119-134, jan. 2018 .pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5921-
dc.description.abstractConsumer socialization is a central subject to the field of consumption studies, since all consumption is learned. Previous research primarily related the phenomenon to the formation of children and adolescents to function as consumers, with studies grounded in positivism. This article is positioned in the tradition of the Consumer Culture Theory (CCT) research and is inspired by the search for new theoretical and methodological alternatives for consumer socialization in adult life. Thus, we first present a brief review of the research on consumer socialization, reflecting on its ontological contours and challenges. Next, the assemblage theory and the life course perspective are presented. The combination of these theoretical lenses has enabled the construction of an integrative conceptual framework that seeks to offer greater dynamism to the investigation of consumer socialization. Finally, we discuss the contributions of the conceptual framework and suggest methodological strategies to handle new challenges posed by research in the area.en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherFundação Getúlio Vargaspt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumer socializationen
dc.subjectConsumption studiesen
dc.subjectLife course perspectiveen
dc.subjectCulture and consumptionen
dc.titleConsumer socialization in adulthood: challenges and directions for researchpt_BR
dc.title.alternativeSocialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1679-395157008pt_BR
dc.description.resumoA socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFGV/EBAPEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage119pt_BR
dc.citation.epage134pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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