Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5921
Especie: Artigo
Título : Consumer socialization in adulthood: challenges and directions for research
Otros títulos: Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Catia Silva da Costa
Casotti, Leticia Moreira
Campos, Roberta Dias
Resumen: A socialização do consumidor é um tema a ser revisitado, sendo central para o campo de estudos de consumo, uma vez que todo consumo é aprendido. Pesquisas anteriores relacionavam o fenômeno, primordialmente, à formação das crianças e adolescentes enquanto consumidores, tendo sua investigação amparada no positivismo. Este ensaio está posicionado na tradição de pesquisa da Consumer Culture Theory (CCT) e se inspira na busca por novas alternativas teóricas e metodológicas para a socialização do consumidor na vida adulta. Dessa forma, primeiro apresentamos uma breve revisão da trajetória de pesquisa em socialização do consumidor, refletindo sobre seus contornos ontológicos e desafios. Em seguida, apresentamos a Teoria da Assemblage e a Perspectiva do Curso de Vida. A combinação dessas lentes teóricas permitiu a construção de um esquema conceitual integrador, que busca oferecer maior dinamismo à investigação da socialização do consumidor. Por fim, discutimos as contribuições do esquema conceitual e sugerimos estratégias metodológicas para lidar com os novos desafios da pesquisa na área.
Resumen: Consumer socialization is a central subject to the field of consumption studies, since all consumption is learned. Previous research primarily related the phenomenon to the formation of children and adolescents to function as consumers, with studies grounded in positivism. This article is positioned in the tradition of the Consumer Culture Theory (CCT) research and is inspired by the search for new theoretical and methodological alternatives for consumer socialization in adult life. Thus, we first present a brief review of the research on consumer socialization, reflecting on its ontological contours and challenges. Next, the assemblage theory and the life course perspective are presented. The combination of these theoretical lenses has enabled the construction of an integrative conceptual framework that seeks to offer greater dynamism to the investigation of consumer socialization. Finally, we discuss the contributions of the conceptual framework and suggest methodological strategies to handle new challenges posed by research in the area.
Materia: Consumer socialization
Consumption studies
Life course perspective
Culture and consumption
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Fundação Getúlio Vargas
Es parte de: Cadernos EBAPE.BR
Volumen: 16
Número: 1
Fecha de publicación: 1-ene-2018
DOI: 10.1590/1679-395157008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: eng
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 1679-3951
Citación : MOREIRA, Catia Silva da Costa; CASOTTI, Leticia Moreira; CAMPOS, Roberta Dias. Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 119-134, jan. 2018 .
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais Aplicadas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leticia Casotti - Consumer socialization in adulthood....pdf410.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.