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dc.contributor.authorRocha, Ana Raquel Coelho-
dc.contributor.authorCasotti, Leticia Moreira-
dc.date.accessioned2018-12-04T16:05:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:13Z-
dc.date.issued2018-10-01-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Raquel Coelho; CASOTTI, Leticia Moreira. Selective and "veiled" demarketing from the perspective of black female consumers. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 610-631, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-9230pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5922-
dc.description.abstractThis study sheds light on the perspective of Black female consumers in regard to certain effects of marketing initiatives adopting the literature on demarketing as a framework. The context examined is their experience with the market of hair beauty and care. Media actions are analyzed along with narrative interviews in order to understand the phenomenon. The findings reveal a dominant structural pattern which perpetuates the marginalized status of Black women’s natural traits. Emerging market initiatives point to movements concerning the visibility of these female consumers, who despite being eager to consume, have their demand discouraged. This suggests that they perceive selective and veiled demarketing as one of the results of marketing actions. The analysis invites for theoretical reflections on demarketing and veiled racism in Brazil.en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofOrganizações & Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemarketingen
dc.subjectVeiled racismen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectHairen
dc.subjectBalck womenen
dc.subjectRacismo veladopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.titleSelective and "veiled" demarketing from the perspective of black female consumerspt_BR
dc.title.alternativeDemarketing seletivo e "velado" na visão de consumidoras negraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz a visão da consumidora negra sobre efeitos de ações de marketing, apoiando-se na literatura sobre demarketing. O contexto investigado é sua experiência no mercado de tratamento e beleza dos cabelos. Informações originadas de diferentes manifestações midiáticas se somam às entrevistas narrativas para a interpretação do fenômeno. Os achados revelam um padrão estrutural dominante, que perpetua a condição marginal dos traços naturais dessas mulheres; aspectos emergentes do mercado, que apontam movimentos rumo à visibilidade dessa consumidora, e que essas mulheres se mostram ávidas por consumir, mas se sentem desencorajadas em sua demanda. Isso sugere que percebem o demarketing seletivo e velado, como um dos efeitos das ações de marketing. A análise dá origem a reflexões teóricas sobre demarketing e racismo velado no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto COPPEAD de Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue87pt_BR
dc.citation.spage610pt_BR
dc.citation.epage631pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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