Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5922
Tipo: Artigo
Título: Selective and "veiled" demarketing from the perspective of black female consumers
Título(s) alternativo(s): Demarketing seletivo e "velado" na visão de consumidoras negras
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Ana Raquel Coelho
Casotti, Leticia Moreira
Resumo: Este trabalho traz a visão da consumidora negra sobre efeitos de ações de marketing, apoiando-se na literatura sobre demarketing. O contexto investigado é sua experiência no mercado de tratamento e beleza dos cabelos. Informações originadas de diferentes manifestações midiáticas se somam às entrevistas narrativas para a interpretação do fenômeno. Os achados revelam um padrão estrutural dominante, que perpetua a condição marginal dos traços naturais dessas mulheres; aspectos emergentes do mercado, que apontam movimentos rumo à visibilidade dessa consumidora, e que essas mulheres se mostram ávidas por consumir, mas se sentem desencorajadas em sua demanda. Isso sugere que percebem o demarketing seletivo e velado, como um dos efeitos das ações de marketing. A análise dá origem a reflexões teóricas sobre demarketing e racismo velado no Brasil.
Resumo: This study sheds light on the perspective of Black female consumers in regard to certain effects of marketing initiatives adopting the literature on demarketing as a framework. The context examined is their experience with the market of hair beauty and care. Media actions are analyzed along with narrative interviews in order to understand the phenomenon. The findings reveal a dominant structural pattern which perpetuates the marginalized status of Black women’s natural traits. Emerging market initiatives point to movements concerning the visibility of these female consumers, who despite being eager to consume, have their demand discouraged. This suggests that they perceive selective and veiled demarketing as one of the results of marketing actions. The analysis invites for theoretical reflections on demarketing and veiled racism in Brazil.
Palavras-chave: Demarketing
Veiled racism
Consumption
Hair
Balck women
Racismo velado
Consumo
Cabelo
Mulher negra
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Instituto COPPEAD de Administração
Editora: Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
In: Organizações & Sociedade
Volume: 25
Número: 87
Data de publicação: 1-Out-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: eng
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1984-9230
Citação: ROCHA, Ana Raquel Coelho; CASOTTI, Leticia Moreira. Selective and "veiled" demarketing from the perspective of black female consumers. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 610-631, out./dez. 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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