Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5923
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise bioestratigráfica com base em foraminíferos planctônicos de quatro testemunhos a pistão do Complexo de Lobos Almirante Câmara, Bacia de Campos
Autor(es)/Inventor(es): Duarte, Karol de Oliveira
Orientador: Rios Netto, Aristóteles de Moraes
Coorientador: Brito, Daniela Santos Machado
Resumo: O complexo de lobos Almirante Câmara está localizado na porção nordeste da Bacia de Campos, na margem continental sudeste do Brasil. Esse complexo é um excelente análogo à Formação Carapebus, onde estão as maiores reservas de hidrocarbonetos do pós-sal dessa bacia. O objetivo deste trabalho é contribuir para o conhecimento desse complexo de lobos através da análise micropaleontológica com base em foraminíferos planctônicos, visando estimar a idade de deposição dos pacotes arenosos e entender a dinâmica de sua sedimentação. Um total de 39 amostras foi coletada nos testemunhos, preparadas segundo a metodologia padrão para microfósseis calcários do Quaternário, e foi feita a identificação taxonômica de cerca de 300 carapaças de foraminíferos planctônicos por amostra. Nos testemunhos LAC 18, LAC 22 e LAC 23 foram identificadas a Biozona Z e as subzonas Y1A e Y1B. No testemunho LAC 19 foram encontradas a Biozona Z, a Subzona Y1A, possivelmente a Subzona Y1B, e uma indicação da presença da Biozona X na base do testemunho. A presença da Biozona X no testemunho LAC 19 não era esperada, pois este testemunho tem apenas 1,23 m, e análises sísmicas realizadas por trabalhos anteriores indicam que, no local onde foi coletado, a espessura da Biozona Y deveria ser de 10 a 20 m. Foram consideradas duas hipóteses para essa diferença. A primeira é a de erosão causada pela proximidade desse testemunho com um dos canais principais de deposição dos lobos. Outra possibilidade é a de erosão causada pela ação de correntes marinhas profundas de alta energia, especialmente durante o Último Máximo Glacial.
Palavras-chave: Análise bioestratigráfica
Foraminíferos Planctônicos
Complexos de Lobos Almirante Câmara
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5923
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUARTE, K.O.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.