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dc.contributor.advisorAraújo, Leonardo Sales-
dc.contributor.authorOliveira, Alexandre de-
dc.date.accessioned2018-12-06T17:19:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:23Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5944-
dc.description.abstractThe nickel based superalloy 718 was developed to meet the requisites of components for aircraft engines, due to its excellent creep resistance up to 650°C. During the maintenance of the engines, the components can be submitted to successive repair procedures, however the mechanical properties can be estimated solely during the project development. In order to understand the uncertainties during the repair procedures that can result in cost to the production chain, the present work aims to evaluate the evolution of the microstructure and the properties of tensile and hardness after being submitted to successive cycles of sub-solvus δ solution annealing (954°C/1h) and aging (760°C/5h + 649°C/1h). Forged and cast samples had its microstructures observed by optical and scanning electron microscopes with the identification of precipitates made by the morphologies. Grain size measurements, hardness measurements and tensile tests were performed. It was observed that δ precipitation at grain boundaries occurred, keeping a refined microstructure. However, there was a crescent evolution of the δ particles in volume and average size. As a consequence, a reduction of the Nb available to the formation of γ” occurred, the main hardening phase, evidenced by the reduction of the ultimate tensile strength, yield strength and hardness.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiga metálicaspt_BR
dc.subjectTratamentos térmicospt_BR
dc.subjectMicroestruturapt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicaspt_BR
dc.titleEfeito de múltiplos ciclos de solubilização sub-solvus delta e envelhecimento na microestrutura e propriedades mecânicas da superliga 718pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Payão Filho, João da Cruz-
dc.contributor.referee2Borborema, Sinara-
dc.description.resumoA liga 718 foi desenvolvida para atender aos requisitos de componentes em motores aeronáuticos, pela sua excelente resistência à fluência até 650°C. Em uma revisão de motores aeronáuticos, os componentes podem passar por sucessivos procedimentos de reparos, porém as propriedades mecânicas são estimadas somente no desenvolvimento do projeto. Para compreender as incertezas durante os procedimentos de reparos, que podem onerar a cadeia produtiva, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução da microestrutura e as propriedades de tração e microdureza, após ser submetida a sucessivos ciclos de tratamentos térmicos de solubilização sub-solvus (954°C/1h) e envelhecimento (760°C/5h + 649°C/1h). Os materiais forjados e fundidos, tiveram suas microestruturas observadas por microscopia ótica e de varredura, com identificação dos precipitados pela morfologia. Também foram realizadas medidas de tamanho de grão, ensaios de dureza e de tração. Foi observada precipitação da fase δ nos contornos de grão, o que manteve a estrutura refinada. Porém, houve uma crescente evolução das partículas de fase δ com o número de ciclos, tanto em volume quanto em tamanho médio. Consequentemente, houve uma redução da disponibilidade de Nb para a formação de γ”, que é a principal fase endurecedora, evidenciada pela tendência de redução do limite de resistência, limite de escoamento e dureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::ESTRUTURA DOS METAIS E LIGASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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