Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5965
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dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Celeste Barreto de-
dc.contributor.authorMendonça, Taina Domingues dos Santos de-
dc.date.accessioned2018-12-11T17:10:17Z-
dc.date.available2018-12-13T02:00:12Z-
dc.date.issued2018-05-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5965-
dc.description.abstractThe teacher assumes a role in society related to the change / transformation or maintenance of the current hegemonic power. For Giroux (1992, 1997), the role of teacher in society must be related to change / transformation, which he portrays as the role of transforming intellectual. In places of social risk it becomes even more relevant that we have teachers committed to this transforming role, especially when coming from these places. Thus, it was proposed to investigate in the present research the intellectual function that Physical Education (PE) teachers from the Maré Complex (one of the most violent slums in the city of Rio de Janeiro) exert in society. The objective was to identify if the function that the native teacher / resident of the Maré Complex exercises in society is close to the transforming intellectual and from this, to produce a virtual instrument that contributes to a teaching practice in this perspective. With the theoretical reference of Giroux (1992, 1997) and the support in the concepts of intellectual and emancipation, respectively, by Gramsci (2004) and Freire (1996) we investigated 10 EF teachers from the Complexo da Maré. The analysis of the data collected through semi-structured interviews pointed to the exercise of a function in the society of this teacher closer to the critical intellectual and, sometimes, also of the adapted or hegemonic than of the transforming intellectual. By implication, it is assumed that this result also applies to other EF teachers in their field of teaching. Thus, a content was created to constitute a virtual access page for EF teachers – in particular EF teachers from the Maré Complex – from a critical methodological matrix in sports by Malina et al. (2017). This page presents prescriptive proposals of planning possibilities for a teaching practice in Approximate EF of the transforming intellectual.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPapel socialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleUma maré de questões: função social dos professores oriundos do complexo da marépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9642811328390383pt_BR
dc.contributor.referee1Malina, André-
dc.contributor.referee2Gama, Zacarias Jaegger-
dc.contributor.referee3Telles, Sílvio de Cássio Costa-
dc.description.resumoO professor assume um papel na sociedade relacionado à mudança/transformação ou manutenção do poder hegemônico vigente. Para Giroux (1992, 1997), o papel do professor na sociedade deve estar relacionado à mudança/transformação, o qual ele retrata como sendo o papel de intelectual transformador. Em locais de risco social torna-se ainda mais relevante que tenhamos professores comprometidos com esse papel transformador, principalmente quando oriundos desses locais. Desse modo, foi proposto investigar na presente pesquisa qual a função de intelectual que os professores de Educação Física (EF) oriundos/residentes do Complexo da Maré (uma das favelas mais violentas da cidade do Rio de Janeiro) exercem na sociedade. O objetivo foi identificar se a função que o professor oriundo/residente do Complexo da Maré exerce na sociedade está aproximada do intelectual transformador e a partir disso produzir um instrumento virtual que contribua com uma prática docente nesta perspectiva. Com o referencial teórico de Giroux (1992, 1997) e o apoio nos conceitos de intelectual e emancipação, respectivamente, de Gramsci (2004) e Freire (1996) investigamos 10 professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré. A análise dos dados levantados através de entrevistas semi-estruturada apontou para o exercício de uma função na sociedade desse professor mais aproximada do intelectual crítico e, por vezes, também do adaptado ou hegemônico do que do intelectual transformador. Por inferência, é pressuposto que tal resultado também se aplica aos demais professores de EF no seu campo de atuação docente. Desse modo, foi elaborado um conteúdo para constituir de uma página de acesso virtual dirigida aos professores de EF – em especial os professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré – a partir de uma matriz metodológica crítica em esportes de Malina et al. (2017). Esta página traz propostas prescritivas de possibilidades de planejamento para uma prática docente em EF aproximada do intelectual transformador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia Para o Desenvolvimento Social

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