Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/5965
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma maré de questões: função social dos professores oriundos do complexo da maré |
Autor(es)/Inventor(es): | Mendonça, Taina Domingues dos Santos de |
Orientador: | Azevedo, Ângela Celeste Barreto de |
Resumo: | O professor assume um papel na sociedade relacionado à mudança/transformação ou manutenção do poder hegemônico vigente. Para Giroux (1992, 1997), o papel do professor na sociedade deve estar relacionado à mudança/transformação, o qual ele retrata como sendo o papel de intelectual transformador. Em locais de risco social torna-se ainda mais relevante que tenhamos professores comprometidos com esse papel transformador, principalmente quando oriundos desses locais. Desse modo, foi proposto investigar na presente pesquisa qual a função de intelectual que os professores de Educação Física (EF) oriundos/residentes do Complexo da Maré (uma das favelas mais violentas da cidade do Rio de Janeiro) exercem na sociedade. O objetivo foi identificar se a função que o professor oriundo/residente do Complexo da Maré exerce na sociedade está aproximada do intelectual transformador e a partir disso produzir um instrumento virtual que contribua com uma prática docente nesta perspectiva. Com o referencial teórico de Giroux (1992, 1997) e o apoio nos conceitos de intelectual e emancipação, respectivamente, de Gramsci (2004) e Freire (1996) investigamos 10 professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré. A análise dos dados levantados através de entrevistas semi-estruturada apontou para o exercício de uma função na sociedade desse professor mais aproximada do intelectual crítico e, por vezes, também do adaptado ou hegemônico do que do intelectual transformador. Por inferência, é pressuposto que tal resultado também se aplica aos demais professores de EF no seu campo de atuação docente. Desse modo, foi elaborado um conteúdo para constituir de uma página de acesso virtual dirigida aos professores de EF – em especial os professores de EF oriundos/residentes do Complexo da Maré – a partir de uma matriz metodológica crítica em esportes de Malina et al. (2017). Esta página traz propostas prescritivas de possibilidades de planejamento para uma prática docente em EF aproximada do intelectual transformador. |
Resumo: | The teacher assumes a role in society related to the change / transformation or maintenance of the current hegemonic power. For Giroux (1992, 1997), the role of teacher in society must be related to change / transformation, which he portrays as the role of transforming intellectual. In places of social risk it becomes even more relevant that we have teachers committed to this transforming role, especially when coming from these places. Thus, it was proposed to investigate in the present research the intellectual function that Physical Education (PE) teachers from the Maré Complex (one of the most violent slums in the city of Rio de Janeiro) exert in society. The objective was to identify if the function that the native teacher / resident of the Maré Complex exercises in society is close to the transforming intellectual and from this, to produce a virtual instrument that contributes to a teaching practice in this perspective. With the theoretical reference of Giroux (1992, 1997) and the support in the concepts of intellectual and emancipation, respectively, by Gramsci (2004) and Freire (1996) we investigated 10 EF teachers from the Complexo da Maré. The analysis of the data collected through semi-structured interviews pointed to the exercise of a function in the society of this teacher closer to the critical intellectual and, sometimes, also of the adapted or hegemonic than of the transforming intellectual. By implication, it is assumed that this result also applies to other EF teachers in their field of teaching. Thus, a content was created to constitute a virtual access page for EF teachers – in particular EF teachers from the Maré Complex – from a critical methodological matrix in sports by Malina et al. (2017). This page presents prescriptive proposals of planning possibilities for a teaching practice in Approximate EF of the transforming intellectual. |
Palavras-chave: | Papel social Formação de professores Educação física Prática de ensino |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
Unidade produtora: | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 17-Mai-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
869712.pdf | 477.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.