Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5966
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
Autor(es)/Inventor(es): Napolitano, Thatiana de Assis
Tutor: Venâncio Filho, Paulo
Resumen: A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.
Materia: Obra de arte
Participação
Arte contemporânea
Criação artística
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TNapolitano.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.