Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5976
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem 2D aplicada ao estudo do desenvolvimento de zonas de falhas em depósitos da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda, RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Juliana Ribeiro de Souza Santos
Orientador: Mello, Claudio Limeira
Coorientador: Silva, Aline Theophilo
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo de modelagem numérica 2D a respeito do controle da estratigrafia mecânica sobre o desenvolvimento de zonas de falhas em rochas siliciclásticas pouco consolidadas da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda – RJ). Para tanto foi selecionado um afloramento onde é observada significativa deformação rúptil, relacionada a dois dos cinco eventos tectônicos cenozoicos identificados na bacia (TD – transcorrência dextral E-W; e E2 – distensão WNW-ESE). A estruturação principal do afloramento está relacionada à fase E2, representada por duas falhas normais de orientação ENE-WSW, com mergulhos opostos, formando um gráben. Ao longo dos planos das falhas são observadas variações na espessura de suas respectivas zonas de dano, aparentemente controladas pela composição da sucessão sedimentar cortada pelas falhas. Para verificar o efeito da estratigrafia mecânica sobre a deformação observada, foram executados alguns modelos numéricos 2D, nos quais se considerou um arcabouço estrutural simplificado, incluindo apenas as duas falhas normais da fase E2 e um empilhamento sedimentar sintético da estratigrafia mecânica do afloramento. Uma vez que não existem dados de ensaios mecânicos para a Formação Resende, foram atribuídas às camadas propriedades obtidas da literatura para rochas semelhantes. O programa utilizado foi o TECTOS (PETROBRAS & TECGRAF/PUC-RJ), que se baseia na mecânica do contínuo e no método de elementos finitos. Os resultados dos modelos evidenciam uma forte possibilidade de que as propriedades mecânicas das diferentes unidades litológicas controlem a variação do desenvolvimento da zona de dano das falhas. Pesam sobre essa conclusão incertezas quanto aos reais valores das propriedades mecânicas da Formação Resende e também a respeito da contribuição da deformação da fase TD (anterior à E2), além do desconhecimento da geometria do gráben em subsuperfície e da profundidade do embasamento.
Palavras-chave: Cenozoico
Modelagem Estrutural
Formação Resende
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, J.R.S.S.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.