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http://hdl.handle.net/11422/5985
Especie: | Dissertação |
Título : | Uma equação para o cálculo do atrito entre fases em escoamentos turbulentos estratificados em tubulações circulares |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Paula Thamy Costantini |
Tutor: | Cruz, Daniel Onofre de Almeida |
Resumen: | O escoamento multifásico de fluidos está presente em diversas áreas da indústria. A modelagem desses escoamentos é, assim, imperativa para a engenharia. Na literatura, existem diversos métodos para o cálculo da perda de pressão em tais processos. Esses métodos envolvem os chamados fatores de atrito, parâmetros dependentes das condições do escoamento e das propriedades dos fluidos. O fator de atrito interfacial representa a tensão de atrito gerada pela interação entre fluidos, e é calculado atualmente através de correlações de caráter empírico, não descrevendo de forma satisfatória o fenômeno. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi introduzir uma nova correlação para o fator de atrito interfacial entre gás e líquido para escoamentos estratificados, baseada em considerações físicas que possa ser aplicada em uma gama maior de condições de escoamento. Comparações do modelo proposto com resultados experimentais mostraram boa concordância. |
Resumen: | Multiphase flows are present in several areas of the industry. Modeling these types of flow are, therefore, imperative to engineering. In literature, there are several methods to calculate friction pressure losses in such processes. These methods involve friction factors, parameters that depend on flow conditions and fluid property. The interfacial friction factor represents the friction tension generated from the interaction between fluids, and it is currently calculated through empirical correlations that are not able to describe the physical phenomenon properly. Hence, the main goal of this work was to introduce a new correlation for the interfacial friction factor between gas and liquid for stratified flows, based on physical considerations and that can be applied in a wider range of flow conditions. Comparisons of the proposed model with experimental results showed good agreement. |
Materia: | Tubulações Escoamento multifásico |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ago-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Mecânica |
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