Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6030
Tipo: Livro
Título: Lisboa em tempos de peste: a recopilação de Álvares & Salzedo
Autor(es)/Inventor(es): Rosa, Maria Carlota
Fernandes Fonseca, Mariana
Resumo: Este livro focaliza a "Recopilaçam das cousas que conuem guardar se no modo de preseruar à Cidade de Lixboa. E os sãos, & curar os que esteuerem enfermos de Peste", um dos tratados sobre a peste que foram impressos em Portugal no século XVI. Os dois médicos que assinam a Recopilação — Tomás Álvares (fl. 15--) e Garcia Salzedo y Colonel (fl.15-) — são chamados de Sevilha a Lisboa pelo rei D. Sebastião (1556-1578) em razão de mais um dos inúmeros períodos de epidemia que assolaram essa cidade a partir do século XII. A obra seria reeditada em 1580 e em 1598, quando da ocorrência de novos surtos. Este livro apresenta uma edição da Recopilação com base em exemplar da edição de 1598. A edição é precedida de um estudo que objetiva apresentar ao leitor o contexto que gerou o tratado quinhentista.
Resumo: "Recopilaçam das cousas que conuem guardar se no modo de preseruar à Cidade de Lixboa. E os sãos, & curar os que esteuerem enfermos de Peste" is a plague treatise printed in Lisbon in 16th century. The authors, the doctors Tomás Álvares (fl. 15--) and Garcia Salzedo y Colonel , were called from Seville to Lisbon by King Sebastian (1556-1578) in 1569, during one of the epidemics of plague in Portugal. Their work would be reprinted in 1580 and in 1598, during epidemics of plague. This book presents an edition of the treatise and examines the context of each edition.
Palavras-chave: Obras raras
Peste negra
Lisboa
Século XVI
Língua portuguesa
Salzedo y Colonel, Garcia
Álvares, Tomás
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA HISTORICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Maria Carlota Amaral Paixão Rosa
Data de publicação: 20-Set-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9788592237219
Citação: ROSA, Maria Carlota; FONSECA, Mariana Fernandes. Lisboa em tempos de peste: a recopilação de Álvares & Salzedo. Rio de Janeiro: M.C.Rosa, 2018.
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Internet -Recopilacao com ISBN e FC.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.