Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6032
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A acumulação capitalista e o Estado no capitalismo dependente
Autor(es)/Inventor(es): Rabelo, Carolina Joannes
Orientador: Waehneldt, Tatiana Brettas
Resumo: Estuda a acumulação de capital no modo de produção capitalista e o Estado no capitalismo dependente. Para isso, esta pesquisa buscará resgatar processos históricos, políticos e econômicos que nos permitam analisar como a acumulação capitalista numa economia dependente tem se expressado a partir dos anos 1970 com um largo contexto de financeirização e mundialização do capital. Nesse sentido, coloca-se como primordial percorremos algumas categorias centrais ao debate, tais como: exploração, expropriação, capital financeiro, financeirização, Estado. Compreende-se que o resgate da teoria do valor discorrida por Marx é de suma importância para analisarmos como este modo de produção está assentado na exploração da classe trabalhadora. Ademais, esta monografia busca através dos acúmulos da Teoria Marxista da Dependência analisar como a incisiva ação do Estado garante a acumulação de capital, em âmbito nacional e internacional, nos países dependentes através da intensificação da exploração da força de trabalho. Desse modo, os capítulos procurarão condensar o debate da acumulação capitalista e do Estado enquanto garantidor das condições gerais de acumulação e a responsabilidade de associar esse processo as especificidades encontradas numa economia dependente, onde o Brasil será apresentado utilizado como forma de exemplificação.
Palavras-chave: Capitalismo
Neoliberalismo
Políticas públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RABELO, Carolina Joannes. A acumulação capitalista e o Estado no capitalismo dependente. 2016. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CJRabelo.pdf554.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.