Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6068
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dc.contributor.advisorRibeiro, Vinicios Kabral-
dc.contributor.authorSilva, Bruno Ribeiro da-
dc.date.accessioned2019-01-08T17:04:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Ribeiro da. O mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6068-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da comunicaçãopt_BR
dc.subjectMuseus de artept_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectArte e Sociedadept_BR
dc.subjectMartins, Deneirpt_BR
dc.subjectExposições de artept_BR
dc.titleO mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3808463346007921pt_BR
dc.description.resumoAnálise da exposição Deneir: um mundo reciclado, com a finalidade de investigar os elementos de acessibilidade comunicacional que possibilitam a curadoria contemporânea a acolher os diferentes tipos de público em suas exposições de arte. Ele tem como objetivo geral averiguar o modo de ação atual da curadoria para tornar sua comunicação com o público mais eficiente. Para isto, foram cumpridas alguns objetivos específicos, tais como: fazer revisão bibliográfica de temas inerentes à pesquisa; examinar os elementos comunicacionais imprescindíveis para que uma exposição seja acessível; e verificar a utilização deles na exposição supracitada. Para a obtenção dos resultados, a metodologia se dividiu em três etapas: a primeira, documentação indireta, consistindo em pesquisa às fontes primárias e secundárias; a segunda, documentação direta, tratando-se do estudo de caso do objeto estudado; e a terceira, observação direta intensiva, da qual utilizou-se as técnicas de observação sistemática e entrevista de modo não-estruturado. Após a análise e discussão dos resultados observados, percebeu-se que a construção conjunta de projetos curatoriais, junto a utilização de recursos multissensoriais, são meios basilares que viabilizam a inclusão do grande público aos espaços culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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