Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Vinicios Kabral | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T17:04:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:01Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Ribeiro da. O mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6068 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Museus de arte | pt_BR |
dc.subject | Curadoria | pt_BR |
dc.subject | Arte e Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Martins, Deneir | pt_BR |
dc.subject | Exposições de arte | pt_BR |
dc.title | O mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade comunicacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3808463346007921 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise da exposição Deneir: um mundo reciclado, com a finalidade de investigar os elementos de acessibilidade comunicacional que possibilitam a curadoria contemporânea a acolher os diferentes tipos de público em suas exposições de arte. Ele tem como objetivo geral averiguar o modo de ação atual da curadoria para tornar sua comunicação com o público mais eficiente. Para isto, foram cumpridas alguns objetivos específicos, tais como: fazer revisão bibliográfica de temas inerentes à pesquisa; examinar os elementos comunicacionais imprescindíveis para que uma exposição seja acessível; e verificar a utilização deles na exposição supracitada. Para a obtenção dos resultados, a metodologia se dividiu em três etapas: a primeira, documentação indireta, consistindo em pesquisa às fontes primárias e secundárias; a segunda, documentação direta, tratando-se do estudo de caso do objeto estudado; e a terceira, observação direta intensiva, da qual utilizou-se as técnicas de observação sistemática e entrevista de modo não-estruturado. Após a análise e discussão dos resultados observados, percebeu-se que a construção conjunta de projetos curatoriais, junto a utilização de recursos multissensoriais, são meios basilares que viabilizam a inclusão do grande público aos espaços culturais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSilva-min.pdf | 828.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.