Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6068
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade comunicacional
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruno Ribeiro da
Tutor: Ribeiro, Vinicios Kabral
Resumen: Análise da exposição Deneir: um mundo reciclado, com a finalidade de investigar os elementos de acessibilidade comunicacional que possibilitam a curadoria contemporânea a acolher os diferentes tipos de público em suas exposições de arte. Ele tem como objetivo geral averiguar o modo de ação atual da curadoria para tornar sua comunicação com o público mais eficiente. Para isto, foram cumpridas alguns objetivos específicos, tais como: fazer revisão bibliográfica de temas inerentes à pesquisa; examinar os elementos comunicacionais imprescindíveis para que uma exposição seja acessível; e verificar a utilização deles na exposição supracitada. Para a obtenção dos resultados, a metodologia se dividiu em três etapas: a primeira, documentação indireta, consistindo em pesquisa às fontes primárias e secundárias; a segunda, documentação direta, tratando-se do estudo de caso do objeto estudado; e a terceira, observação direta intensiva, da qual utilizou-se as técnicas de observação sistemática e entrevista de modo não-estruturado. Após a análise e discussão dos resultados observados, percebeu-se que a construção conjunta de projetos curatoriais, junto a utilização de recursos multissensoriais, são meios basilares que viabilizam a inclusão do grande público aos espaços culturais.
Materia: Gestão da comunicação
Museus de arte
Curadoria
Arte e Sociedade
Martins, Deneir
Exposições de arte
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Bruno Ribeiro da. O mundo reciclado de Deneir: curadoria contemporânea e acessibilidade. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BSilva-min.pdf828.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.