Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6076
Especie: | Dissertação |
Título : | Análise de zeros atrasados em unidades offshore |
Autor(es)/Inventor(es): | Bezerra, Flavius Vinicius Caetano |
Tutor: | Ferreira, Antônio Carlos |
Resumen: | A ocorrência de um curto-circuito próximo a fontes geradoras pode submeter o sistema elétrico, na vizinhança das mesmas, as correntes fortemente assimétricas. Em plataformas marítimas de produção, a referida assimetria, associada a outras condições específicas, favorece o surgimento do fenômeno conhecido como “Zeros Atrasados” na corrente de curto-circuito, que pode provocar estresse térmico no disjuntor que está tentando interromper o defeito. Este trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno “Zeros Atrasados” e suas consequências em um sistema elétrico típico de plataformas marítimas de produção. Inicialmente, um gerador de 25 MW, 13,8kV foi modelado, com a utilização do método de elementos finitos, visto que este equipamento é o mais relevante para o estudo em questão. A seguir, este modelo foi incorporado ao sistema de geração sob estudo, e diversas simulações foram realizadas por meio do programa ATP (“Alternative Transient Program”), permitindo a avaliação da influência de diversos aspectos associados à formação de “Zeros Atrasados” na corrente de curto-circuito, dentre os quais a contribuição de motores de indução de grande porte. |
Resumen: | High asymmetric currents are expected to appear in electrical systems, whenever a short circuit occurs somewhere nearby electric generators buses. In the case of offshore production platforms, the so called asymmetry, along with other specific conditions, may give rise to the so called “delayed current zeros” phenomenon in the short circuit current wave, which in turn, can produce thermal stress in the circuit breaker in charge of clearing the fault. The aim of the present work is to analyze the mentioned phenomenon, as well as its possible aftermath in a typical electrical system of an offshore production platform. Firstly, a 25 MW, 13.8 kV electric generator was modeled, by using finite elements method, since this piece of equipment is the most important factor in the study under consideration. That model was added to the electrical system under study, and then several simulations were performed employing the software ATP (“Alternative Transient Program”), making possible the evaluation of the different elements affecting the formation of “delayed current zeros”, including the contribution of large induction motors. |
Materia: | Sistemas elétricos de potência Curto-circuito Estruturas offshore |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MEDICAO, CONTROLE, CORRECAO E PROTECAO DE SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Unidade de producción: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jul-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
866182.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.