Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/608
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Licenciamento de produtos: o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Bruna Tostes Malta de
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Análise e discussão da importância do licenciamento de produtos e da sua relação com a marca enquanto principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O licenciamento é potencial criador de relações afetivas entre consumidores e produtos e promove maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. Esta prática obtém resultados positivos particularmente junto ao público infantil, imerso em um universo de personagens, com os quais estabelece vínculos emocionais e de forte identificação. Apesar dos muitos benefícios que essa ferramenta oferece às partes envolvidas no processo, alguns cuidados devem ser tomados para que o programa de licenciamento sirva aos interesses da marca de forma eficaz e não prejudicial à sua imagem. Pretende-se, assim, mostrar não apenas os benefícios da prática do licenciamento, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nas vantagens econômicas. Como forma de realizar uma conexão entre a análise teórica e o licenciamento na prática, é feito um estudo de caso que tem como foco o programa de licenciamento do Sítio do Picapau Amarelo, gerenciado pela Globo Marcas, que é o agente licenciador dos produtos que carregam a imagem dos programas e personagens da TV Globo.
Keywords: Publicidade
Marca de produtos
Sítio do Picapau Amarelo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Nov-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Bruna Tostes Malta de. Licenciamento de produtos; o poder da marca na construção de valor agregado e diferencial competitivo e sua influência sobre o consumidor infantil. 2005. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOliveira.pdf686,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.