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http://hdl.handle.net/11422/6083
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arquétipos e memória: A gravura de Marcelo Grassmann |
Título(s) alternativo(s): | Archetypes and memory: The Marcelo Grassmann printmaking |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira |
Orientador: | Távora, Maria Luisa Luz |
Resumo: | Análise da gravura do artista brasileiro Marcelo Grassmann (1925 - ), como estudo das relações da Arte com as áreas da Psicologia Analítica e História Cultural. Os conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung permitem identificar na gravura de Grassmann, uma estruturação de formas e representações de imagens arquetípicas, simbólicas, provindas do inconsciente coletivo, patrimônio comum a todos os homens. Deve-se à conceituação de nachleben e pathosformeln do historiador da arte Aby Warburg, e o estudo dos arquivos da memória e a noção de engrama, a possibilidade de estabelecer a ligação entre obras de arte de períodos diversos, artistas e épocas históricas, numa estrutura que hoje definimos como rede. Conteúdos históricos e individuais, preenchendo os arquétipos enquanto formas vazias são evidenciados na imagem. A pesquisa apresenta Marcelo Grassmann como memoriador, elaborando nas xilogravuras, litografias e gravuras em metal, a reconstrução pela memória. Resgate da história de um passado transformado em presente, no espaço privilegiado que é a Arte. O trabalho contribui com uma visão interdisciplinar, na concepção de uma ciência da cultura. |
Resumo: | Analysis of the brazilian artist Marcelo Grassmann engraving (1925 - ), as study of the relations of the Art with the areas of Analytical Psychology and Cultural History. The concepts of the Analytical Psychology of Carl Gustav Jung allow to identify in the Grassmann engraving, the structure of forms and archetypical representations of symbolic images coming from the unconscious collective mind, that is common patrimony to human being. Owing to the conceptualization of nachleben and pathosformeln of the art historian Aby Warburg, and the study of the archives of the memory and the notion of engrama, the possibility to establish the linking between works of art of diverse periods, artists and historical times, in a structure that today we define as net. Historical and individual contents, filling the archetype as empty forms are evidenced in the image. The research presents Marcelo Grassmann as a memory rescuer, elaborating in the wood engravings, lithographies and metal engravings, the reconstruction through the memory. It is the rescue of the memory of the history of a past transformed into to present, in the privileged space that is the Art. The work contributes with an interdisciplinary vision, in the conception of a science of the culture. |
Palavras-chave: | Gravura Biografia |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2007 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais |
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