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dc.contributor.advisorCalôba, Luiz Pereira-
dc.contributor.authorEsperidião, André Luiz Barreto-
dc.date.accessioned2019-01-15T15:19:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:35Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6097-
dc.description.abstractPresents an Artificial Cortex model for solving complex problems. In the framework of the cortex, highlighting the use of machine learning based on multiple artificial neural networks. The design of the model of the observation of the functioning of the brain as a set of functional areas that operate in the process of cognition and subsequently use the acquired knowledge in decision-making and execution of complex actions. To experiment, observe and analyze the efficiency of the Cortex is decided by the application in an Intelligent Tutor System based on Digital Games, considering the teaching-learning process a complex subject, subjective and requires dynamism in their implementation (range strategies for Make the process flexible and personalized). The proposed tools are delimited through exploratory research, generating knowledge for practical use in the solution of problems related to education, such as applied research. Finally, statistical resources are used in order to explain the reality of the phenomenon, pointing out significant results (significance of 5%) in the improvement of learning, comparing teaching techniques.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectControle adaptativopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleModelo de córtex artificial baseado em multirredes neurais cooperativas para aplicação em decisões complexas: aplicação em sistema tutor Inteligente baseado em Jogos Digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2456337352206378pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2456337352206378pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, José Gabriel Rodriguez Carneiro-
dc.contributor.referee2Xexéo, Geraldo Bonorino-
dc.contributor.referee3Carvalho, Luiz Alfredo Vidal de-
dc.contributor.referee4Fischer, Tania Maria Diederichs-
dc.description.resumoApresenta um modelo de Córtex Artificial para solução de problemas complexos. No arcabouço do córtex, destaca-se o uso de aprendizagem de máquina (machine learning) baseada em múltiplas redes neurais artificiais cooperativas. A concepção do modelo parte da observação do funcionamento do cérebro como um conjunto de áreas funcionais que atuam no processo de cognição e, posteriormente, usa o conhecimento adquirido na tomada de decisões e execução de ações complexas. Para experimentar, observar e analisar a eficiência do Córtex decide-se pela aplicação em um Sistema Tutor Inteligente baseado em Jogos Digitais, por considerar o processo de ensino-aprendizagem um tema complexo, subjetivo e que exige dinamismo em sua execução (variação de estratégias para tornar o processo flexível e personalizado). Delimitam-se as ferramentas propostas por meio de pesquisa exploratória, gerando conhecimentos para aproveitamento prático na solução de problemas relativos à educação, como uma pesquisa aplicada. Por fim, são utilizados recursos estatísticos a fim de explicar a realidade do fenômeno, apontando resultados significativos (significância de 5%) na melhoria de aprendizado, comparando-se técnicas de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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