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Especie: Tese
Título : Modelo de córtex artificial baseado em multirredes neurais cooperativas para aplicação em decisões complexas: aplicação em sistema tutor Inteligente baseado em Jogos Digitais
Autor(es)/Inventor(es): Esperidião, André Luiz Barreto
Tutor: Calôba, Luiz Pereira
Resumen: Apresenta um modelo de Córtex Artificial para solução de problemas complexos. No arcabouço do córtex, destaca-se o uso de aprendizagem de máquina (machine learning) baseada em múltiplas redes neurais artificiais cooperativas. A concepção do modelo parte da observação do funcionamento do cérebro como um conjunto de áreas funcionais que atuam no processo de cognição e, posteriormente, usa o conhecimento adquirido na tomada de decisões e execução de ações complexas. Para experimentar, observar e analisar a eficiência do Córtex decide-se pela aplicação em um Sistema Tutor Inteligente baseado em Jogos Digitais, por considerar o processo de ensino-aprendizagem um tema complexo, subjetivo e que exige dinamismo em sua execução (variação de estratégias para tornar o processo flexível e personalizado). Delimitam-se as ferramentas propostas por meio de pesquisa exploratória, gerando conhecimentos para aproveitamento prático na solução de problemas relativos à educação, como uma pesquisa aplicada. Por fim, são utilizados recursos estatísticos a fim de explicar a realidade do fenômeno, apontando resultados significativos (significância de 5%) na melhoria de aprendizado, comparando-se técnicas de ensino.
Resumen: Presents an Artificial Cortex model for solving complex problems. In the framework of the cortex, highlighting the use of machine learning based on multiple artificial neural networks. The design of the model of the observation of the functioning of the brain as a set of functional areas that operate in the process of cognition and subsequently use the acquired knowledge in decision-making and execution of complex actions. To experiment, observe and analyze the efficiency of the Cortex is decided by the application in an Intelligent Tutor System based on Digital Games, considering the teaching-learning process a complex subject, subjective and requires dynamism in their implementation (range strategies for Make the process flexible and personalized). The proposed tools are delimited through exploratory research, generating knowledge for practical use in the solution of problems related to education, such as applied research. Finally, statistical resources are used in order to explain the reality of the phenomenon, pointing out significant results (significance of 5%) in the improvement of learning, comparing teaching techniques.
Materia: Redes neurais
Controle adaptativo
Inteligência artificial
Jogos
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

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