Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Analice Paron | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T17:57:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Analice Paron. Avacalho:a fotografia do cinema marginal. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6114 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema marginal | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Governo militar | pt_BR |
dc.title | Avacalho:a fotografia do cinema marginal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa como a geração que produziu filmes experimentais, na década de 1960 e 1970, manifestou sua experiência políticas na fotografia. Partindo do estudo sobre a origem da linguagem cinematográfica e como ela pode ser subvertida, a pesquisa traça um pequeno panorama histórico do cinema brasileiro. Esse panorama se concentra nos estilos da câmera e da iluminação, elementos próprios da fotografia, vistos nas produções nacionais. Até chegar na década de 1960 e se concentrar na apresentação do que foi o Cinema Novo e como esse movimento testemunhou o nascimento de um outro meio de experimentação cinematográfica. Imersos em um contexto ditatorial, fruto do golpe militar de 1964, os jovens cineastas radicalizaram a estética cinemanovista e realizaram filmes entendidos como Cinema Marginal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASilva.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.