Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Analice Paron-
dc.date.accessioned2019-01-17T17:57:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:41Z-
dc.date.issued2016-06-12-
dc.identifier.citationSILVA, Analice Paron. Avacalho:a fotografia do cinema marginal. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6114-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema marginalpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectGoverno militarpt_BR
dc.titleAvacalho:a fotografia do cinema marginalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Maria Teresa Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8226265096151988pt_BR
dc.contributor.referee2Gerheim, Fernando Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812pt_BR
dc.description.resumoObserva como a geração que produziu filmes experimentais, na década de 1960 e 1970, manifestou sua experiência políticas na fotografia. Partindo do estudo sobre a origem da linguagem cinematográfica e como ela pode ser subvertida, a pesquisa traça um pequeno panorama histórico do cinema brasileiro. Esse panorama se concentra nos estilos da câmera e da iluminação, elementos próprios da fotografia, vistos nas produções nacionais. Até chegar na década de 1960 e se concentrar na apresentação do que foi o Cinema Novo e como esse movimento testemunhou o nascimento de um outro meio de experimentação cinematográfica. Imersos em um contexto ditatorial, fruto do golpe militar de 1964, os jovens cineastas radicalizaram a estética cinemanovista e realizaram filmes entendidos como Cinema Marginal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASilva.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.