Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6114
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avacalho:a fotografia do cinema marginal
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Analice Paron
Orientador: Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida
Resumo: Observa como a geração que produziu filmes experimentais, na década de 1960 e 1970, manifestou sua experiência políticas na fotografia. Partindo do estudo sobre a origem da linguagem cinematográfica e como ela pode ser subvertida, a pesquisa traça um pequeno panorama histórico do cinema brasileiro. Esse panorama se concentra nos estilos da câmera e da iluminação, elementos próprios da fotografia, vistos nas produções nacionais. Até chegar na década de 1960 e se concentrar na apresentação do que foi o Cinema Novo e como esse movimento testemunhou o nascimento de um outro meio de experimentação cinematográfica. Imersos em um contexto ditatorial, fruto do golpe militar de 1964, os jovens cineastas radicalizaram a estética cinemanovista e realizaram filmes entendidos como Cinema Marginal.
Palavras-chave: Cinema marginal
Fotografia
Ditadura
Governo militar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jun-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Analice Paron. Avacalho:a fotografia do cinema marginal. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASilva.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.