Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6152
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexões acerca do espetáculo midiático contemporâneo: o processo penal em situação de paridade com o parque da justiça “white bear”.
Author(s)/Inventor(s): Magalhães, Leticia Cristina Lopes
Advisor: Prado, Geraldo Luiz Mascarenhas
Abstract: O progresso da humanidade, inevitavelmente, atravessa os variados institutos que compõem a sociedade organizada. À proporção que a vida em comunidade se solidifica, o Direito e sua estrutura são implementados com a função primordial de condensar os princípios e objetivos almejados por um determinado povo. Através do conceito basilar de controle social, os comportamentos individuais são conformados, aspirando pela deflagração do bem-estar social. O Direito é um dos agentes detentores do controle social, compartilhando a incumbência com a família, escola, igreja e mídias sociais. Com a origem designada a promover a fiscalização, e de fato, controlar o poder estatal dos abusos de autoridade, a imprensa possui relevância no contexto social. Entretanto, sua contribuição tem sido apresentada de forma a deturpar informações, assentando os interesses dos dominadores. Com efeito, reforçam as desigualdades sociais, a objetivação e mercantilização do próprio ser humano. A era da internet, e de demais tecnologias inovadoras, não só reitera dilemas como também os intensifica. Com intuito de advertir sobre as repercussões de tais práticas, a série televisiva “Black Mirror” tece críticas e reflexões que confrontam os telespectadores. O propósito do trabalho é demonstrar que a sociedade distópica representada situa-se, neste momento, na corrente convivência dos indivíduos.
Keywords: Controles formais da sociedade
Mídias sociais
Black Mirror
Formal controls of society
Social media
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Department : Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MAGALHÃES, Leticia Cristina Lopes. Reflexões acerca do espetáculo midiático contemporâneo: o processo penal em situação de paridade com o parque da justiça “white bear”. 2018. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCLMagalhães.pdf520,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.