Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6165
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : "Não conta lá em casa": a representação dos refugiados do Oriente Médio na mídia
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Beatriz de Araujo e
Tutor: ElHajji, Mohammed
Resumen: Demonstra como os refugiados do Oriente Médio vêm sendo representados na mídia, em especial na última temporada do programa Não Conta Lá em Casa, exibida em 2015 pelo canal de TV por assinatura Multishow. O trabalho inicia-se com a contextualização histórica da atual crise dos refugiados, que por sua vez culminou em uma cobertura massiva da mídia. Em virtude disso, procurou-se ressaltar os erros frequentes na utilização dos termos refugiados, imigrantes e requerentes de asilo, utilizados insistentemente como sinônimos, mesmo em um grande portal de notícias como o G1. A pesquisa buscou também provar como o programa analisado encaixa-se em diversos gêneros, apresentando inclusive características do Jornalismo Literário, embora atue no campo audiovisual. Para exemplificar isso, o trabalho apoiou-se em diversos autores, intercalando a teoria com os trechos dos episódios correspondentes. A sensibilidade, espontaneidade e informalidade com que o programa tratou da crise dos refugiados gerou ainda uma reflexão sobre a importância do modelo do Não Conta Lá em Casa no que concerne ao jornalismo e ao futuro da área.
Materia: Refugiados
Representações sociais
Televisão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Beatriz de Araújo e. "Não conta lá em casa": a representação dos refugiados do Oriente Médio na mídia. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BSilva.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.