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dc.contributor.advisorBarbosa, Guilherme Sias-
dc.contributor.authorMartins, Lúcia Maria-
dc.date.accessioned2019-01-21T22:49:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:30Z-
dc.date.issued1998-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6169-
dc.description.abstractSince the first decades of this century, women have taken prominent part in the history of Samba in Rio de Janeiro. The gist of this research are the historically relevant female roles in the universe of the samba schools. The condition of women in this cultural context reveals functions and images that make it possible to find other meanings for the historical process of creation and transformation of these samba schools. Significant relations between the world of daily activities and the world of partying, the world of labor and the samba school parade, routine and ritual, life and dream lead to meaninful spaces such as the home of the "Tias" and the "barracão", which prepare for the magnificent parade. Through her work, the woman multiplies and transforms her roles by creating, supporting, planning, executing and managing a samba school. It is a long history where daily activities and art mingle. In this context of different spaces and participants the popular and the erudite are put together and permeated with music, dancing, religion and theatrical plasticity. In about a century of history, the samba school has served as a vehicle of continuity and change, a form of art which associates tradition, mediation and transformation.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEscolas de sambapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleIrmãs de samba: um breve estudo dos papéis femininos na Escola de Sambapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783570984270885pt_BR
dc.contributor.referee1Zoladz, Rosza Wigdorowicz Vel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384082812482959pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Rogerio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5263887934823569pt_BR
dc.description.resumoDesde as primeiras décadas deste século as mulheres tiveram uma atuação significativa na história do samba no Rio de Janeiro. Esta pesquisa traz, como tema central, os papéis femininos historicamente relevantes no universo da Escola de Samba. A condição feminina neste contexto cultural revela funções e representações que permitem a releitura do processo histórico de formação e transformação dessas agremiações carnavalescas. Relações importantes entre o mundo quotidiano e o das festas, o mundo do trabalho e o desfile das escolas, a rotina e o ritual, a vida e o sonho, que apontam para espaços constituídos de significação como a "casa das tias" e o "barracão de carnaval" e que preparam para o grande cenário do desfile. Através de seu trabalho a mulher multiplica e transforma seus papéis: formar, sustentar, executar, idealizar e administrar uma Escola de Samba. É uma história extensa onde se completam o fazer quotidiano e o artístico. Nessa gramática de diferentes espaços e atores conjuga-se o popular e o erudito permeados pela música, dança, religiosidade, teatro e plasticidade Após quase um século de história a Escola de Samba se tornou um veículo de permanência e mudança, uma manifestação que alia tradição, mediação e transformação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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