Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6169
Especie: | Dissertação |
Título : | Irmãs de samba: um breve estudo dos papéis femininos na Escola de Samba |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Lúcia Maria |
Tutor: | Barbosa, Guilherme Sias |
Resumen: | Desde as primeiras décadas deste século as mulheres tiveram uma atuação significativa na história do samba no Rio de Janeiro. Esta pesquisa traz, como tema central, os papéis femininos historicamente relevantes no universo da Escola de Samba. A condição feminina neste contexto cultural revela funções e representações que permitem a releitura do processo histórico de formação e transformação dessas agremiações carnavalescas. Relações importantes entre o mundo quotidiano e o das festas, o mundo do trabalho e o desfile das escolas, a rotina e o ritual, a vida e o sonho, que apontam para espaços constituídos de significação como a "casa das tias" e o "barracão de carnaval" e que preparam para o grande cenário do desfile. Através de seu trabalho a mulher multiplica e transforma seus papéis: formar, sustentar, executar, idealizar e administrar uma Escola de Samba. É uma história extensa onde se completam o fazer quotidiano e o artístico. Nessa gramática de diferentes espaços e atores conjuga-se o popular e o erudito permeados pela música, dança, religiosidade, teatro e plasticidade Após quase um século de história a Escola de Samba se tornou um veículo de permanência e mudança, uma manifestação que alia tradição, mediação e transformação. |
Resumen: | Since the first decades of this century, women have taken prominent part in the history of Samba in Rio de Janeiro. The gist of this research are the historically relevant female roles in the universe of the samba schools. The condition of women in this cultural context reveals functions and images that make it possible to find other meanings for the historical process of creation and transformation of these samba schools. Significant relations between the world of daily activities and the world of partying, the world of labor and the samba school parade, routine and ritual, life and dream lead to meaninful spaces such as the home of the "Tias" and the "barracão", which prepare for the magnificent parade. Through her work, the woman multiplies and transforms her roles by creating, supporting, planning, executing and managing a samba school. It is a long history where daily activities and art mingle. In this context of different spaces and participants the popular and the erudite are put together and permeated with music, dancing, religion and theatrical plasticity. In about a century of history, the samba school has served as a vehicle of continuity and change, a form of art which associates tradition, mediation and transformation. |
Materia: | Mulheres Escolas de samba Rio de Janeiro (RJ) |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | sep-1998 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
455889.pdf | 25.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.