Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6170
Tipo: Dissertação
Título: Reru: figuras em cordéis dos Índios Karajá
Título(s) alternativo(s): Reru: the Karajá Indians String Figures
Autor(es)/Inventor(es): Chang, Whan
Orientador: Müller, Regina Aparecida Polo
Resumo: Examina um fenômeno cultural sob a forma de uma atividade de lazer comum a muitos povos no mundo. Um olhar mais detido à atividade de construção de figuras em cordéis pode ajudar-nos a melhor compreender a criatividade humana e a sua natureza lúdica. Através do levantamento de uma coleção de figuras em cordéis, que inclui a descrição de seus métodos de construção, coletados entre os índios Karajá, população indígena brasileira que habita a região do Brasil Central, examinamos as figuras em cordéis enquanto produtos culturais finais, assim como a atividade do seu fazer enquanto um processo que consiste da interação entre um apurado senso estético e uma alegre experiência de fruição lúdica. Relata-se também uma experiência de revitalização cultural com os Karajá e as suas figuras em cordéis.
Resumo: Examines a cultural feature in the form of a leisure activity which is common) to many peoples in the world. A close look into the activity of string figure making can give us many insights to help us better understand human creativity and ludic nature. Through an account of a sampling collection of string figures, which include their construction methods, collected among a brazilian indigenous people, the Karajá people, who inhabit the central brazilian inlands, we examine the string figures as final cultural products as well as the activity of making them as a creative process which is an interplay between a keen aesthetic sense and a joyfull ludic experience. An account of a cultural revival experience with the Karajá people and their string figures is also reported.
Palavras-chave: Karajá
Jogos
Brinquedos
Cordel
Arte indígena
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-1998
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
455975.pdf10.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.