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http://hdl.handle.net/11422/6177
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Venâncio Filho, Paulo | - |
dc.contributor.author | Negrão, Maria Cristina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T00:22:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:29Z | - |
dc.date.issued | 1998-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6177 | - |
dc.description.abstract | The artistic movement which ocurred with the Pop-art, also called by the critique and historiografhy as New Figuration and New Realism, bequeathed to visual arts environment the consolidation of transformation provoked by the procedures performed by the european vanguard of the beginning of the century. In Brazil, this movement was called “New Brazilian Objectivity". This characterization counts on the thought, the experience and the observation of the artist Helio Oiticica, who considered Antonio Dias’ work a "Note over the unpredictable death", the turning point of the artistic process which happened during the sixties. Thus, the study of Antonio Dias’ work, developed throughout the essay, intends to contribute for the debate about the artistic procedures performed those years, specially in Brazil, with a focus on this artist’s work. A synthetical study about the historical-artistic antecedents of the above artistic movement was done through the observation of the transformation and changes, which ocurred at the modern plastic process. A prospect of the main internacional tendencies of New Figuration and Brazilian scene was planed in a way to enrich the study about Antonio Dias’ work. This work constitutes in an iconographical and plastic-structural analysis of this artist’s production searching to verify what made it possible the turning point qualification theorized by Oiticica. | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Anos 60 | pt_BR |
dc.title | Os anos 60: Antonio Dias, uma poética entre o bem e o mal. A história de uma passagem na arte brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | The sixties: Antonio Dias, a poetic between good and evil. The story of a passage in brazilian art | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Osorio, Luiz Camillo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8954280130616397 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Ronaldo Rosas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8261034900047785 | pt_BR |
dc.description.resumo | O movimento artístico que ocorreu com a "Pop-art", nomeado pela crítica e historiografia, ainda, por Nova Figuração e Novo Realismo, legou para o ambiente das artes visuais a consolidação das transformações provocadas pelos procedimentos realizados pela vanguarda europeia do início do século. No Brasil este movimento foi designado "Nova Objetividade Brasileira". Essa caracterização conta com o pensamento, a experiência e a observação do artista Hélio Oiticica, que considerou a obra do artista Antonio Dias "Nota sobre a morte imprevista", turning point do processo artístico que aconteceu nos anos 60.Assim, o estudo da produção de Antonio Dias, desenvolvido ao longo da dissertação, pretende contribuir para o debate em torno dos procedimentos artísticos realizados naquela época, especialmente no Brasil, enfocando o trabalho realizado por esse artista. Um estudo sintético dos antecedentes histórico-artísticos do movimento artístico focalizado foi efetuado, através da observação das transformações e mudanças que ocorreram no processo plástico moderno. Um panorama das principais tendências internacionais da Nova Figuração e da cena brasileira foi traçado de forma a enriquecer o estudo a respeito da obra de Antonio Dias. O trabalho constituiu-se na análise iconográfica e plástico-estrutural da produção desse artista, buscando-se verificar o que proporcionou a qualificação de turning point, teorizada por Oiticica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais |
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