Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6232
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Her: subjetividade, tecnologia e corpo
Autor(es)/Inventor(es): Sarti, Karina Vaz
Orientador: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumo: Análise do contexto histórico e cultural apresentado no filme Her, do roteirista e diretor Spike Jonze, lançado no fim de 2013. Investiga de que maneira o longa dialoga com a subjetividade moderna e com a subjetividade contemporânea, além de discutir o papel da tecnologia na sociedade. Outro tema levantado neste estudo é a ausência de materialidade da personagem Samantha, que é um sistema operacional com inteligência artificial. Esta questão do corpo suscita investigações sobre as tendências que buscam ultrapassar as limitações humanas, sobre a forma como a sociedade se organiza e, também, sobre as relações entre humanos e máquinas. Outras obras cinematográficas também são citadas ao longo deste trabalho por contribuírem ao tema tanto por reforçarem alguns pensamentos quanto por revelarem outras possibilidades.
Palavras-chave: Tecnologia
Subjetividade
Corpo humano
Filme
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SARTI, Karina Vaz. Her: subjetividade, tecnologia e corpo. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KVaz.pdf470.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.