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dc.contributor.advisorRodrigues, Marcoaurélio Almenara-
dc.contributor.authorCastro, Eduardo da Silva Gomes de-
dc.date.accessioned2019-01-28T19:23:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:48Z-
dc.date.issued2009-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuplementos alimentarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMetabolismopt_BR
dc.subjectBioquímica do Exercíciopt_BR
dc.titleEstudo do metabolismo energético e o uso de suplementos alimentares aplicado ao ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6322167045847593pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6864143196283245pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Lucia Moreira Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503968992734386pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Ferreira Moreira Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3041524668436431pt_BR
dc.description.resumoUm suplemento alimentar ou suplemento dietético é definido como sendo um produto admitido por via oral que contém ingredientes da dieta destinados a suplementá-la. O uso de suplementos alimentares não se restringe apenas aos atletas de elite ou aos atletas profissionais, seu consumo se mostra crescente também pelo público em geral. Os motivos que levam, desde o público em geral a atletas de elite, a incluírem o uso destas substâncias em suas dietas são diversos que vão desde suas potencialidades como agentes ergogênicos a finalidades estéticas. O problema do uso dessas substâncias surge em função de um consumo notavelmente crescente, porém, desacompanhado de conhecimento e informação científica tanto por parte dos usuários quanto pelos profissionais que os prescrevem. Acredita-se que, do ponto de vista didático-pedagógico, o professor de química deva fazer a mediação entre o conhecimento acadêmico e o aluno do ensino médio ainda que de forma adaptada, conforme preconizam os Planos Curriculares Nacionais. Mostrou-se oportuno então, trazer à luz do conhecimento um estudo metabólico do exercício e do esforço físico com o qual será possível trazer informações e conceitos úteis para o público em geral. Para tanto, o educador deve então assumir um papel de mediador do conhecimento científico desenvolvido pelas Universidades (produtoras do conhecimento) e transmitido na escola. Como conseqüência, o educador estará então formando um cidadão mais crítico em relação ao ambiente social ao qual está inserido e poderá então participar deste mais ativamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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