Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marcoaurélio Almenara | - |
dc.contributor.author | Castro, Eduardo da Silva Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T19:23:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6260 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Suplementos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Metabolismo | pt_BR |
dc.subject | Bioquímica do Exercício | pt_BR |
dc.title | Estudo do metabolismo energético e o uso de suplementos alimentares aplicado ao ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6322167045847593 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6864143196283245 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paiva, Lucia Moreira Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6503968992734386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Mônica Ferreira Moreira Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3041524668436431 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um suplemento alimentar ou suplemento dietético é definido como sendo um produto admitido por via oral que contém ingredientes da dieta destinados a suplementá-la. O uso de suplementos alimentares não se restringe apenas aos atletas de elite ou aos atletas profissionais, seu consumo se mostra crescente também pelo público em geral. Os motivos que levam, desde o público em geral a atletas de elite, a incluírem o uso destas substâncias em suas dietas são diversos que vão desde suas potencialidades como agentes ergogênicos a finalidades estéticas. O problema do uso dessas substâncias surge em função de um consumo notavelmente crescente, porém, desacompanhado de conhecimento e informação científica tanto por parte dos usuários quanto pelos profissionais que os prescrevem. Acredita-se que, do ponto de vista didático-pedagógico, o professor de química deva fazer a mediação entre o conhecimento acadêmico e o aluno do ensino médio ainda que de forma adaptada, conforme preconizam os Planos Curriculares Nacionais. Mostrou-se oportuno então, trazer à luz do conhecimento um estudo metabólico do exercício e do esforço físico com o qual será possível trazer informações e conceitos úteis para o público em geral. Para tanto, o educador deve então assumir um papel de mediador do conhecimento científico desenvolvido pelas Universidades (produtoras do conhecimento) e transmitido na escola. Como conseqüência, o educador estará então formando um cidadão mais crítico em relação ao ambiente social ao qual está inserido e poderá então participar deste mais ativamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eduardo da Silva Gomes de Castro.pdf | 922.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.