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http://hdl.handle.net/11422/6261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Afonso, Júlio Carlos | - |
dc.contributor.author | Mendez, Érica Andrade Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T19:30:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Água | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Água: como lidar com esse recurso nos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7183851351375986 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2432923412836731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Nilce Carbonel Campos da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8282871323194190 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rosiane Denofre Ventura da | - |
dc.description.resumo | Esta monografia tem por objetivo dar um panorama geral da situação atual dos recursos hídricos, indo desde a sua caracterização como substancia até como lidar com a escassez desse recurso na sala de aula. A água é composta por dois átomos de hidrogênio de um de oxigênio ligados covalentemente. Em condições ambientes é um liquido incolor, inodoro e insípido; congela a 0 ºC e ferve a 100 ºC a pressão de 1 atm; ela pode ser encontrada em abundância na natureza nos três estados físicos da matéria. De toda água encontrada, somente 1 % é própria para o consumo humano e está distribuída de forma desigual: onde há uma elevada e crescente concentração demográfica, há menos água potável disponível. A poluição das fontes faz com que se aumente essa escassez. Por causa desse quadro, pode haver conflitos no futuro. Uma solução aparente para a escassez é a utilização das águas subterrâneas que, a principio, está livre de contaminações e é um recurso muito mais conservador, já que são recarregadas com a manutenção do ciclo hidrológico, porém este está se alterando devido às constantes alterações climáticas. A química da água é única: é um bom solvente, tem a capacidade de reagir com solutos produzindo soluções ácidas, neutras e alcalinas; altera a cinética das reações e pode ser utilizada como insumo e reagente. Devido a essa capacidade de interação com outras substancias, a água encontrada na natureza, e até aquela produzida em laboratório, pode ter vários graus de pureza. O brasileiro precisa estar cada vez mais consciente de que a água é um recurso finito e que precisa ser conservado, reutilizado e empregado com critério; prova disso são as leis e normas que especificam como essas atividades devem ser realizadas. Dentro desse contexto, a escola tem um papel fundamental na conscientização dos alunos de que melhor ainda do que reciclá-la e reutilizá-la, é reduzir a quantidade de água utilizada nas mais diversas atividades dentro e fora da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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Érica Andrade Carvalho Mendez.pdf | 725.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
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