Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Júlio Carlos-
dc.contributor.authorMendez, Érica Andrade Carvalho-
dc.date.accessioned2019-01-28T19:30:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:48Z-
dc.date.issued2009-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6261-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleÁgua: como lidar com esse recurso nos dias atuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7183851351375986pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2432923412836731pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Nilce Carbonel Campos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8282871323194190pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosiane Denofre Ventura da-
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo dar um panorama geral da situação atual dos recursos hídricos, indo desde a sua caracterização como substancia até como lidar com a escassez desse recurso na sala de aula. A água é composta por dois átomos de hidrogênio de um de oxigênio ligados covalentemente. Em condições ambientes é um liquido incolor, inodoro e insípido; congela a 0 ºC e ferve a 100 ºC a pressão de 1 atm; ela pode ser encontrada em abundância na natureza nos três estados físicos da matéria. De toda água encontrada, somente 1 % é própria para o consumo humano e está distribuída de forma desigual: onde há uma elevada e crescente concentração demográfica, há menos água potável disponível. A poluição das fontes faz com que se aumente essa escassez. Por causa desse quadro, pode haver conflitos no futuro. Uma solução aparente para a escassez é a utilização das águas subterrâneas que, a principio, está livre de contaminações e é um recurso muito mais conservador, já que são recarregadas com a manutenção do ciclo hidrológico, porém este está se alterando devido às constantes alterações climáticas. A química da água é única: é um bom solvente, tem a capacidade de reagir com solutos produzindo soluções ácidas, neutras e alcalinas; altera a cinética das reações e pode ser utilizada como insumo e reagente. Devido a essa capacidade de interação com outras substancias, a água encontrada na natureza, e até aquela produzida em laboratório, pode ter vários graus de pureza. O brasileiro precisa estar cada vez mais consciente de que a água é um recurso finito e que precisa ser conservado, reutilizado e empregado com critério; prova disso são as leis e normas que especificam como essas atividades devem ser realizadas. Dentro desse contexto, a escola tem um papel fundamental na conscientização dos alunos de que melhor ainda do que reciclá-la e reutilizá-la, é reduzir a quantidade de água utilizada nas mais diversas atividades dentro e fora da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Érica Andrade Carvalho Mendez.pdf725.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.