Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6261
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Água: como lidar com esse recurso nos dias atuais |
Autor(es)/Inventor(es): | Mendez, Érica Andrade Carvalho |
Tutor: | Afonso, Júlio Carlos |
Resumen: | Esta monografia tem por objetivo dar um panorama geral da situação atual dos recursos hídricos, indo desde a sua caracterização como substancia até como lidar com a escassez desse recurso na sala de aula. A água é composta por dois átomos de hidrogênio de um de oxigênio ligados covalentemente. Em condições ambientes é um liquido incolor, inodoro e insípido; congela a 0 ºC e ferve a 100 ºC a pressão de 1 atm; ela pode ser encontrada em abundância na natureza nos três estados físicos da matéria. De toda água encontrada, somente 1 % é própria para o consumo humano e está distribuída de forma desigual: onde há uma elevada e crescente concentração demográfica, há menos água potável disponível. A poluição das fontes faz com que se aumente essa escassez. Por causa desse quadro, pode haver conflitos no futuro. Uma solução aparente para a escassez é a utilização das águas subterrâneas que, a principio, está livre de contaminações e é um recurso muito mais conservador, já que são recarregadas com a manutenção do ciclo hidrológico, porém este está se alterando devido às constantes alterações climáticas. A química da água é única: é um bom solvente, tem a capacidade de reagir com solutos produzindo soluções ácidas, neutras e alcalinas; altera a cinética das reações e pode ser utilizada como insumo e reagente. Devido a essa capacidade de interação com outras substancias, a água encontrada na natureza, e até aquela produzida em laboratório, pode ter vários graus de pureza. O brasileiro precisa estar cada vez mais consciente de que a água é um recurso finito e que precisa ser conservado, reutilizado e empregado com critério; prova disso são as leis e normas que especificam como essas atividades devem ser realizadas. Dentro desse contexto, a escola tem um papel fundamental na conscientização dos alunos de que melhor ainda do que reciclá-la e reutilizá-la, é reduzir a quantidade de água utilizada nas mais diversas atividades dentro e fora da sala de aula. |
Materia: | Água Meio ambiente Recursos hídricos Sustentabilidade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 15-jul-2009 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Érica Andrade Carvalho Mendez.pdf | 725.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.