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http://hdl.handle.net/11422/6265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Melo Filho, João Massena | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Anderson Rebelo | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T20:18:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6265 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Instrumentação analítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Marta Eloísa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5269536079972055 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marchiori, Roberto | - |
dc.description.resumo | Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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João Massena Melo Filho.pdf | 196.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
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