Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6265
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Anderson Rebelo
Orientador: Melo Filho, João Massena
Resumo: Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional.
Palavras-chave: Instrumentação analítica
Ensino de química
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Massena Melo Filho.pdf196.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.