Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6280
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Evandro Texeira o clique do fotojornalismo brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Viviane Botelho Louro
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: Proposta a produção de um videodocumentário sobre a vida e obra do fotojornalista Evandro Teixeira, premiado e mundialmente reconhecido. O projeto se estrutura a partir de uma entrevista com o próprio fotógrafo, na qual conta detalhes de sua carreira e vida, da infância à aposentadoria no Jornal do Brasil. A intenção foi registrar a trajetória de Evandro no jornalismo brasileiro e o registro fotográfico de fatos históricos em momentos de grande efervescência política e social no país, ora durante os confrontos e protestos da ditadura, ora em meio ao carnaval brasileiro. A produção contou com cerca de duas horas de entrevista e também utilizou parte do acervo do fotógrafo para ilustrar o vídeo. Muitos dos registros de Evandro são ícones do universo imagético da história contemporânea do país. Elas estão em livros de história e em museus espalhados pelo mundo. Em Evandro Teixeira, O Clique do Fotojornalismo Brasileiro pretende-se dar voz ao fotógrafo que deixou impressa em sua obra o suor, a aflição, a responsabilidade, mas também a pureza, o romantismo, a sensibilidade e a satisfação de ter o fotojornalismo como estilo de vida.
Palavras-chave: Teixeira, Evandro
Fotojornalismo
Documentario
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Viviane Botelho Louro. Evandro Texeira o clique do fotojornalismo brasileiro. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBotelho.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.