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dc.contributor.advisorBatista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.authorRosas, João Carlos de Castro-
dc.date.accessioned2019-01-31T17:13:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:07Z-
dc.date.issued1992-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6325-
dc.description.abstractAn unified numerical tool for a global-local analysis of the structure mechanical behaviour of multi-layered flexible risers intended for offshore oil explotation is presented. A quasi-static geometric nonlinear analysis of the planar behaviour of these componentes is carried out for operational scenarios, considering long period excursion of a floating platform. Linear static analysis of the local behaviour including resultant strains and stresses in the unbonded layers are also made for selected spans over the riser length. The obtained numerical results from a typical component are used to demostrate that certain usual practical design and checking procedures may be sometimes overconservative and someother times underconservative. Finally, some simplifying assignments are forwarded for global analysis of an isolated flexible riser, and some necessary developments towards more refined calculations are underlined.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise global-local de "risers" flexíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Diaz, Benjamin Ernani-
dc.contributor.referee2Jacob, Breno Pinheiro-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma ferramenta unificada para análise global-local do comportamento mecânico - estrutural de "risers" flexíveis, multi-camadas, usados para explotação de petróleo "offshore". Uma análise quase-estática, não-linear geométrica, do comportamento planar desse componente, é realizada para situações de operação da plataforma, considerando-se seu passeio de longo período. Paralelamente, são realizadas análises lineares estáticas do comportamento mecânico local e das deformações e tensões resultantes nas diversas camadas não-aderentes de segmentos selecionados do "riser". Os resultados obtidos servem para demonstrar que algumas prescrições práticas, usualmente adotadas para a análise e projeto desses componentes flexíveis, podem ser, por vezes, muito conservadoras e, por outras, contra a segurança. Finalmente, são sugeridas algumas simplificações para análise global de uma linha isolada e alguns desenvolvimentos necessários para cálculos mais refinados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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