Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/632
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaciel, Kátia Augusta-
dc.contributor.authorFreitas, Ana Luisa Barreiros Silva-
dc.date.accessioned2016-07-05T19:41:51Z-
dc.date.available2016-07-07T03:00:11Z-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.citationFREITAS, Ana Luisa Barreiros Silva. Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/632-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.titleUm panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779pt_BR
dc.contributor.referee1Salis, Fernando Alvares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250543486330602pt_BR
dc.contributor.referee2Lissovsky, Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa pretende explorar o painel de desempenho em mercado de algumas comédias brasileiras, a partir da análise de dados como o market share, bilheteria, número de salas de exibição e diferentes formas de financiamento e comercialização dos filmes. O estudo percorre os diversos momentos da cinematografia nacional em que as comédias conseguiram se sustentar de forma competitiva no mercado, principalmente fazendo oposição ao produto estrangeiro. Diante de alguns entraves à realização da atividade cinematográfica, muitos filmes do gênero conseguiram acompanhar as transformações estruturais e representar apostas do setor, que enxergaram nos filmes de humor uma fórmula de sucesso já testado. A atuação de agentes do setor como a Globo Filmes, e as estrangeiras distribuidoras majors, e grupos de exibidores dos complexos multiplex, exerceram influência na carreira de muitos filmes de comédia. O surgimento do Fundo Setorial Audiovisual, e a atividade de distribuidoras nacionais, refletiram uma nova investida aos filmes de comédia que se proliferaram numa mais recente explosão do gênero. Através da participação desses agentes, e por meio de grandes investimentos na comercialização dos filmes, observou-se a aparição de blockbusters de comédia, que ocuparam lugares de relevância no market share de distribuição do mercado nacional. Além disso, os desempenhos dos filmes desse gênero são capazes de refletir as condições estruturais do setor e do mercado de cinema brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBSFreitas.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.