Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/632
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
Tutor: Maciel, Kátia Augusta
Resumen: Essa pesquisa pretende explorar o painel de desempenho em mercado de algumas comédias brasileiras, a partir da análise de dados como o market share, bilheteria, número de salas de exibição e diferentes formas de financiamento e comercialização dos filmes. O estudo percorre os diversos momentos da cinematografia nacional em que as comédias conseguiram se sustentar de forma competitiva no mercado, principalmente fazendo oposição ao produto estrangeiro. Diante de alguns entraves à realização da atividade cinematográfica, muitos filmes do gênero conseguiram acompanhar as transformações estruturais e representar apostas do setor, que enxergaram nos filmes de humor uma fórmula de sucesso já testado. A atuação de agentes do setor como a Globo Filmes, e as estrangeiras distribuidoras majors, e grupos de exibidores dos complexos multiplex, exerceram influência na carreira de muitos filmes de comédia. O surgimento do Fundo Setorial Audiovisual, e a atividade de distribuidoras nacionais, refletiram uma nova investida aos filmes de comédia que se proliferaram numa mais recente explosão do gênero. Através da participação desses agentes, e por meio de grandes investimentos na comercialização dos filmes, observou-se a aparição de blockbusters de comédia, que ocuparam lugares de relevância no market share de distribuição do mercado nacional. Além disso, os desempenhos dos filmes desse gênero são capazes de refletir as condições estruturais do setor e do mercado de cinema brasileiro.
Materia: Cinema
Cinema brasileiro
Comédia
Mercado
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FREITAS, Ana Luisa Barreiros Silva. Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALBSFreitas.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.