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http://hdl.handle.net/11422/6334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Batista, Ronaldo Carvalho | - |
dc.contributor.author | Pfeil, Nathalie Schubert | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T14:09:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:43Z | - |
dc.date.issued | 1992-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6334 | - |
dc.description.abstract | Closed form solutions for deflections and stresses in thin-walled tubular beams are presented. The analytical equations are developed within an energy approach where shear strains and shear lag effects are considered. Explicit expressions for transverse deflections and stesses are given for cantilever box beams. For tubular sections of more general geometries, like bridge sections, semi-explicit expressions are presented to several combinations of boundary and loading conditions. The importance of shear lag effect is demosntrated through comparisons whith classical theoretical results. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | "Shear Lag" em estruturas tubulares de paredes delgadas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Eduardo de Miranda | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Paulo Batista | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta soluções fechadas das equações analíticas para vigas tubulares de paredes delgadas. As equações são obtidas via método de energia onde são considerados os efeitos de deformação por esforço cortante nas almas e de "shear lag" nos flanges. Expressões explícitas para deslocamentos e tensões são apresentadas para o caso de viga caixão de seção retangular engastada - livre. No caso mais geral de seções, incluindo aquelas típicas de pontes, as expressões apresentadas têm forma semi-explícita, cobrindo diversas condições de contorno e carregamentos. A importância do efeito de "shear lag" é demonstrado através de comparações com resultados de teorias clássicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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