Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6369
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Papel indicador ácido-base a partir do extrato de frutos de cordyline terminalis (l.) kunth: Uma proposta de Educação Ambiental para o Ensino Médio
Author(s)/Inventor(s): Souza, Aline Camargo Jesus de
Advisor: Pinto, Angelo da Cunha
Co-advisor: Santos, Ana Paula Bernardo dos
Abstract: A contextualização dos conceitos químicos é uma ferramenta frequentemente abordada na literatura como forma de facilitar o aprendizado e propiciar um ensino significativo, representando uma solução ao desinteresse observado na maioria dos alunos de Ensino Médio. Este problema na aprendizagem se deve à forma de transmissão do conhecimento químico dentro das salas de aula, que muitas vezes são tratados com muita formalidade, levando ao aluno à memorização de conceitos. Para que o ensino contextualizado possa promover uma educação para a formação da cidadania é necessário que este seja relacionado a aspectos sociais. Com isso este trabalho abordou as questões de âmbito ambiental devido à importância da conscientização social para preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida. Com a finalidade de associar à contextualização do conceito químico de acidez e basicidade as questões ambientais, para alcançar um aprendizado significativo e formação de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades sociais e ambientais foi utilizado à impregnação do extrato de frutos de Cordyline terminalis (L.) Kunth, popularmente conhecida como dracenavermelha, em papel reciclado para ser utilizado como papel indicador ácido-base em aulas experimentais de escolas de Ensino Médio. A utilização do papel indicador reciclado demonstrou ser uma excelente ferramenta didática para a contextualização do ensino de ácidos e bases, além de se tratar de uma metodologia simples, dinâmica e de baixo custo, possibilitando diferenciar com clareza a alteração das cores em função da acidez e basicidade do meio. A reciclagem de papel possibilitou o incentivo à conscientização ambiental do uso adequado dos recursos naturais. Também foi parte essencial deste trabalho o desenvolvimento de kits indicadores ácido-base para serem doados a professores de química de escolas públicas. Acreditamos com essa atitude poder contribuir para um ensino de qualidade e promotor da construção do conhecimento científico e social.
Keywords: Cordyline terminalis (L.) Kunth
Educação ambiental
Ensino de química
Indicador natural ácido-base
Reciclagem
Papel
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Feb-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/6369
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Camargo Jesus de Souza.pdf2,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.