Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Marcus Vinícius de Araújo-
dc.contributor.authorTosi, Amanda Araujo-
dc.date.accessioned2019-02-04T23:31:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:58Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6370-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo: o ensino por meio de Mapas Conceituaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7722873668622044pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2100923862798737pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.description.resumoEntende-se hoje que o empreendedorismo inovador tem uma importância ímpar no desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. Dessa forma, para expor a sua relevância, este trabalho foi elaborado com o intuito de compreender e compartilhar todos os aspectos importantes a cerca deste tema, assim como de fomentar o ideal de uma educação mais emprendedora e inovadora em todos os níveis da educação brasileira. O ensino do empreendedorismo também é destacado neste trabalho como essencial nos cursos de graduação, principalmente os de cunho científico e tecnológico, como a química, por exemplo. São dessas áreas do conhecimento que surge o Empreendedorismo com Inovação Tecnológica, onde é possível agregar valor aos produtos e serviços gerados no País, estimulando competitividade dos produtos brasileiros na economia mundial. Assim, para toda esta reunião de informações pertinentes ao empreendedorismo, além de toda a referência bibliografica utilizada, dois autores merecem destaque, que são Peter Drucker e Nei Grando. Os Mapas conceituais foram escolhidos como o meio para transmitir o conhecimento adquirido sobre o empreendedorismo inovador, isto com a justificatica de ser uma ferramenta moderna, fácil e capaz de expor ideias de diversos autores sobre um mesmo assunto, assim como é capaz de gerar um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. Ao final do trabalho teve-se como conclusão que o compromisso de ensinar empreendedorismo em salas de aula é fundamental para uma nação obter uma economia forte e de sucesso, através de indivíduos capacitados a transformar ideias brilhantes em algo realmente útil para a sociedade. Concluiu-se também que a utlização dos mapas torna possível a apresentação de diversos olhares conceituais sobre o tema de empreendedorismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Araujo Tosi.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.