Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6370
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo | - |
dc.contributor.author | Tosi, Amanda Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T23:31:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6370 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Mapas Conceituais | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo: o ensino por meio de Mapas Conceituais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7722873668622044 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2100923862798737 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.description.resumo | Entende-se hoje que o empreendedorismo inovador tem uma importância ímpar no desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. Dessa forma, para expor a sua relevância, este trabalho foi elaborado com o intuito de compreender e compartilhar todos os aspectos importantes a cerca deste tema, assim como de fomentar o ideal de uma educação mais emprendedora e inovadora em todos os níveis da educação brasileira. O ensino do empreendedorismo também é destacado neste trabalho como essencial nos cursos de graduação, principalmente os de cunho científico e tecnológico, como a química, por exemplo. São dessas áreas do conhecimento que surge o Empreendedorismo com Inovação Tecnológica, onde é possível agregar valor aos produtos e serviços gerados no País, estimulando competitividade dos produtos brasileiros na economia mundial. Assim, para toda esta reunião de informações pertinentes ao empreendedorismo, além de toda a referência bibliografica utilizada, dois autores merecem destaque, que são Peter Drucker e Nei Grando. Os Mapas conceituais foram escolhidos como o meio para transmitir o conhecimento adquirido sobre o empreendedorismo inovador, isto com a justificatica de ser uma ferramenta moderna, fácil e capaz de expor ideias de diversos autores sobre um mesmo assunto, assim como é capaz de gerar um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. Ao final do trabalho teve-se como conclusão que o compromisso de ensinar empreendedorismo em salas de aula é fundamental para uma nação obter uma economia forte e de sucesso, através de indivíduos capacitados a transformar ideias brilhantes em algo realmente útil para a sociedade. Concluiu-se também que a utlização dos mapas torna possível a apresentação de diversos olhares conceituais sobre o tema de empreendedorismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amanda Araujo Tosi.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.