Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6370
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Empreendedorismo: o ensino por meio de Mapas Conceituais |
Autor(es)/Inventor(es): | Tosi, Amanda Araujo |
Orientador: | Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo |
Resumo: | Entende-se hoje que o empreendedorismo inovador tem uma importância ímpar no desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. Dessa forma, para expor a sua relevância, este trabalho foi elaborado com o intuito de compreender e compartilhar todos os aspectos importantes a cerca deste tema, assim como de fomentar o ideal de uma educação mais emprendedora e inovadora em todos os níveis da educação brasileira. O ensino do empreendedorismo também é destacado neste trabalho como essencial nos cursos de graduação, principalmente os de cunho científico e tecnológico, como a química, por exemplo. São dessas áreas do conhecimento que surge o Empreendedorismo com Inovação Tecnológica, onde é possível agregar valor aos produtos e serviços gerados no País, estimulando competitividade dos produtos brasileiros na economia mundial. Assim, para toda esta reunião de informações pertinentes ao empreendedorismo, além de toda a referência bibliografica utilizada, dois autores merecem destaque, que são Peter Drucker e Nei Grando. Os Mapas conceituais foram escolhidos como o meio para transmitir o conhecimento adquirido sobre o empreendedorismo inovador, isto com a justificatica de ser uma ferramenta moderna, fácil e capaz de expor ideias de diversos autores sobre um mesmo assunto, assim como é capaz de gerar um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. Ao final do trabalho teve-se como conclusão que o compromisso de ensinar empreendedorismo em salas de aula é fundamental para uma nação obter uma economia forte e de sucesso, através de indivíduos capacitados a transformar ideias brilhantes em algo realmente útil para a sociedade. Concluiu-se também que a utlização dos mapas torna possível a apresentação de diversos olhares conceituais sobre o tema de empreendedorismo. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Ensino de química Mapas Conceituais Inovação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Dez-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Araujo Tosi.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.