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dc.contributor.advisorTurci, Cássia Curan-
dc.contributor.authorBarros, Cláudia Affonso-
dc.date.accessioned2019-02-04T23:38:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:58Z-
dc.date.issued2007-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6371-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiorremediaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
dc.titleUm estudo sobre biorremediação: uma proposta de ciência a ser levada à sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9879531013981420pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lemos, Judith Liliana Solórzano-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9455379758996989pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joab Trajano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836964905424972pt_BR
dc.contributor.referee2Marchiori, Roberto-
dc.contributor.referee3Freire, Denise Maria Guimarães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284295521212505pt_BR
dc.description.resumoA sociedade hoje é mais consciente de que “o planeta” tem um limite para assimilar a poluição e os rejeitos, portanto, é essencial adotarmos uma postura ambiental que possibilite a redução e a dispersão de substâncias tóxicas. Assim, surge dentro da escola, um tema que leva tanto os docentes como os alunos a trabalharem juntos de uma forma contextualizada e interdisciplinar: a educação ambiental. Para promover a discussão nas salas de aula à respeito da preservação da natureza e da remediação dos impactos ambientais, o professor deve atuar como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem, inserindo temas pertinentes e atuais no programa tradicional da disciplina. Dessa forma, o professor de química deve buscar meios para que o aprendizado da área ambiental ocorra da maneira mais didática possível, através de aulas experimentais, relacionando a química com o cotidiano bem como levando à sala de aula a interdisciplinaridade, já citada anteriormente. Sabe-se que o conhecimento do conteúdo de Química para o Ensino Médio não é suficiente para o enfoque da educação ambiental, sendo necessário, portanto, estabelecer interações com outras disciplinas e docentes. Então, pode-se levar à escola temas abrangentes e, às vezes, complexos, como a biorremediação, conhecido processo de tratamento biológico para recuperação de áreas degradadas A biorremediação de solos contaminados por petróleo tem se constituído em um meio para reduzir os efeitos causados pela poluição. A utilização de microorganismos nativos do sistema contaminado e o uso conjunto da fibra da casca de coco como matriz de suporte é uma proposta que pode contribuir na otimização do processo biológico minimizando o impacto ambiental. Por outro lado, o emprego da casca de coco está relacionado ao fato de 5 servir-se da mesma como material estruturante, pois tende a melhorar a aeração do solo, o que favorece a oxigenação e incrementa a atuação dos microorganismos aeróbios. Assim, a biorremediação, tema atual e desafiador, pode ser tratada de forma contextualizada e multidisciplinar em da sala de aula. A experiência adquirida em uma iniciação científica, bem como as pesquisas em química ou em outras áreas de conhecimento, devem ser levadas ao cotidiano escolar. Isso, sem dúvida, enriquecerá os conteúdos abordados. Um assunto complexo, abordado de forma simples, mostra o que o desenvolvimento da ciência pode melhorar a vida no nosso planeta, através do conhecimento, discussão e reparação das ações antrópicas prejudiciais à natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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