Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/6371
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um estudo sobre biorremediação: uma proposta de ciência a ser levada à sala de aula |
Autor(es)/Inventor(es): | Barros, Cláudia Affonso |
Orientador: | Turci, Cássia Curan |
Coorientador: | Lemos, Judith Liliana Solórzano |
Resumo: | A sociedade hoje é mais consciente de que “o planeta” tem um limite para assimilar a poluição e os rejeitos, portanto, é essencial adotarmos uma postura ambiental que possibilite a redução e a dispersão de substâncias tóxicas. Assim, surge dentro da escola, um tema que leva tanto os docentes como os alunos a trabalharem juntos de uma forma contextualizada e interdisciplinar: a educação ambiental. Para promover a discussão nas salas de aula à respeito da preservação da natureza e da remediação dos impactos ambientais, o professor deve atuar como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem, inserindo temas pertinentes e atuais no programa tradicional da disciplina. Dessa forma, o professor de química deve buscar meios para que o aprendizado da área ambiental ocorra da maneira mais didática possível, através de aulas experimentais, relacionando a química com o cotidiano bem como levando à sala de aula a interdisciplinaridade, já citada anteriormente. Sabe-se que o conhecimento do conteúdo de Química para o Ensino Médio não é suficiente para o enfoque da educação ambiental, sendo necessário, portanto, estabelecer interações com outras disciplinas e docentes. Então, pode-se levar à escola temas abrangentes e, às vezes, complexos, como a biorremediação, conhecido processo de tratamento biológico para recuperação de áreas degradadas A biorremediação de solos contaminados por petróleo tem se constituído em um meio para reduzir os efeitos causados pela poluição. A utilização de microorganismos nativos do sistema contaminado e o uso conjunto da fibra da casca de coco como matriz de suporte é uma proposta que pode contribuir na otimização do processo biológico minimizando o impacto ambiental. Por outro lado, o emprego da casca de coco está relacionado ao fato de 5 servir-se da mesma como material estruturante, pois tende a melhorar a aeração do solo, o que favorece a oxigenação e incrementa a atuação dos microorganismos aeróbios. Assim, a biorremediação, tema atual e desafiador, pode ser tratada de forma contextualizada e multidisciplinar em da sala de aula. A experiência adquirida em uma iniciação científica, bem como as pesquisas em química ou em outras áreas de conhecimento, devem ser levadas ao cotidiano escolar. Isso, sem dúvida, enriquecerá os conteúdos abordados. Um assunto complexo, abordado de forma simples, mostra o que o desenvolvimento da ciência pode melhorar a vida no nosso planeta, através do conhecimento, discussão e reparação das ações antrópicas prejudiciais à natureza. |
Palavras-chave: | Biorremediação Ensino de química Interdisciplinaridade. |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 18-Dez-2007 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudia Affonso Barros.pdf | 651.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.