Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6372
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Cristiano Alex da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T23:47:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6372 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2910118690760608 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chinelli, Maura Ventura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0720722285579329 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gil, Rosane Aguiar da Silva San | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3099380883775208 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiano Alex da Silva.pdf | 149.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.