Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6372
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Cristiano Alex da
Orientador: Riehl, Carlos Alberto da Silva
Resumo: Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.
Palavras-chave: História da ciência
Ensino de química
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Abr-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Alex da Silva.pdf149.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.